Na casa da minha namorada eu vi um powerpoint das aulas de dois professores de uma universidade local aqui de santos falando sobre consumidores 2.0 e nessa aula tinha uma classificação dos consumidores em 2 grupos, que retirados seus rótulos em inglês quer dizer que um produz conteúdo e outro agrega e distribui conteúdo.
Haviam exemplos de várias ferramentas e ações de mkt 2.0. 90% dessas ferramentas desconhecido e não utilizado pelo público brasileiro, apenas do pessoal europeu, estado-unidense e japonês.
O que nós utilizamos como ferramentas foram totalmente passados por cima. Talvez porque os não tenhamos o hábito? Talvez. MSN, Orkut, Facebook, Fóruns de Discução e e-stores ainda são os nossos meios preferenciais de decisão de compra. Não temos por aqui tantos códigos de barra EPC/RFIDs, mas mesmo assim o que senti falta e que ignoraram totalmente foram as redes sociais criadas por meio de video-games.
Eu mesmo quando fiz minha palestra sobre video-games pra uma classe há 2 anos atrás já apontava a revolução que seria e atualmente é essas redes para os jogadores e a influência de compra dessas redes. O quanto importante para os consumidores é o XboxLive, o PlayStation Network e o Wii Shop Channel? Não só para compras de jogos ou acessórios e mapas para os games mas também para comunicação no geral?
Claro, falamos aqui de um número restrito e específico, mas não são eles os mesmos públicos específicos e restritos que tem acesso aos RFID´s da vida? Eu por exemplo quando ganhei o meu Xbox 360 fiquei decepcionado em primeiro lugar. estava acostumado com a Sony e tal´z. Mas me encantou a Live.
Hoje eu jogo procurando mais pessoas na Live não só pelo fator diversão que é ampliado infinatamente%, mas também para trocar idéias de que jogo é o mais cotado. Qual vai ser o hit, os lançamentos e também trocar idéias ente um tiro e outro de Halo ou Gears of War onde eu encontro Hd´s, roupas, onde é mais legal pra sair, qual o filme que tá bombando etc etc etc...
O pessoal que fica On nessas redes não discutem só games. Discutem a vida em geral, até porque o game tá lá na sua frente bombando. Meus professores mais uma vez usaram de ctrl+c/ctrl+v para fazer a matéria deles. Que não tirando o seu devido mérito é bem mindblasting já que aqui em Santos, a tecnologia mais avançada que temos nisso é uma figurinha promocional da Elma Chips nos pacotes de Doritos, mas eles bem que podiam se lembrar que os games estão aí pra revolucionar.
Agora só pra deixar vocês de queixo caído, os que não sabem é claro, pelo XboxLive vai dar para acessar facebook e twitter, redes que meus professores também apontaram como grounbreaking. A Sony não ficou atrás e já tinha o NetFlix que foi também incorporado. A Big N também tem o seu Wii Connect24, mas sem muitas novidades por enquanto. Se as redes de games(rs) estão agregando essas redes sociais da web eu acho que eles deveriam um pouquinho mais em consideração isso aí como ferramenta de mkt e comunicação.
Mas tudo bem, não os culpo. Vai ver que eles não tiveram a chance de jogar Halo 3 com 16 pessoas discutindo como vamos garantir a paz mundial.
Fui!
::: Profile :::
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário